Muitas financeiras de São Paulo voltadas a área de financiamento de veículos, cometem erros inadmissíveis com seus funcionários/operadores. Todos os Operadores, são remunerados por comissões quando atingem metas estipuladas pelas financeiras.
Ocorre, que quando o cliente (financiado) atrasa uma ou duas parcelas, são descontados da base das comissões pagas a seus Operadores a integralidade do valor financiado. Mesmo após as financeiras receberem o pagamento destas parcelas em atraso pelos financiados/clientes, acrescidas de multa, juros e correção monetária, não retornam o pagamento destas comissões descontadas.
Tal ato, fere a Legislação Trabalhista, pois não cabe ao empregado assumir os riscos e custos do negócio, procedimento este adotado por diversas Financeiras de São Paulo.
Dr. Marcelo Nobre
Todos as financeiras, sem exceção, descontam de seus operadores essas comissões, fora outras, como atraso no recebimento do carnê, ou seja, agora o operador tem que acompanhar a entrega do carnê na casa do cliente, caso o correio entre em greve, o operador será punido. A mais nova agora, caso a filial onde o operador está lotado não atinja a meta, mesmo o operador tendo alcançado o objetivo a ele proposto, também deixará de ganhar, pois o atingimento tem que ser coletivo e não individual… e por ai vai…