Basta entrar em redes sociais como Twitter e Facebook para encontrar centenas de pessoas escrevendo sobre política e sobre decisões importantes no mundo do direito, como as envolvendo o STF (Supremo Tribunal Federal). Do dia para a noite, várias pessoas se sentem especialistas e acreditam que estão prontos para opinar sobre os mais diferentes casos.
Seja nas reuniões em família ou em rodas de amigos nos bares, há sempre alguém falando firme sobre temas jurídicos, mesmo sem entender muito bem o que eles significam. O que pode parecer interessante, torna-se preocupante.
Com a sensação de que entendem de tudo e podem opinar sobre qualquer tema, o que se vê é uma grande disseminação de informações erradas, Fake News e ideias completamente fora da realidade, que afetam o cotidiano e até resultados eleitorais.
Brasil é o terceiro país mais ignorante segundo pesquisa
O “excesso de entendimento” de todos os temas, que frequentemente é visto nas redes sociais, não condiz com a realidade brasileira. Pelo menos é o que mostra a pesquisa feita pela Ipsos Mori
Para realizar o estudo, a empresa fez perguntas simples como “quantas pessoas vivem na zona rural a cada 100 habitantes do Brasil” e ou até quanto as famílias mais ricas do Brasil concentram da renda total do país.
O estudo intitulado Perils of Perception (Perigos da Percepção) fez esse mesmo tipo de abordagem em 33 países e concluiu que o Brasil é o terceiro mais ignorante do mundo todo!
Os brasileiros só estão menos alienados à própria realidade do que os mexicanos, que ocuparam o primeiro lugar no ranking dos mais desinformados, seguidos dos indianos, que ficaram na segunda colocação.
Do outro lado, a Coreia do Sul, a Irlanda e a Polônia são os mais conscientes do que acontece em seu país.
Erros dos brasileiros chamaram a atenção em pesquisa
Dentre os erros dos brasileiros, dois chamaram a atenção em relação à quantidade de erros. Uma das questões foi quando as pessoas foram perguntadas quanto ao número de mulheres que ocupa cargo político. A maioria acreditava que 31% dos políticos brasileiros fossem mulheres, quando na verdade esse número não chega nem à metade, sendo de apenas 14%.
Outra pergunta que mostrou que o brasileiro realmente não sabe o que está acontecendo em seu país, ou seja, que não tem conhecimento para opinar sobre muita coisa é quando os entrevistados foram questionados sobre a porcentagem de imigrantes que vivem no Brasil. As pessoa acreditam que 25% da população atual do país fosse de imigrantes.
Esse número está muito além do real. Mesmo com a imigração que ocorre, apenas 0,3% da população brasileira é de estrangeiros. A pesquisa entrevistou mil pessoas entre 1 e 16 de outubro de 2015.
Embora ela não aborde especificamente termos jurídicos, mostra que o brasileiro se apresenta como capaz de opinar sobre tudo nas redes sociais, mas provavelmente não possui conhecimento sobre o tema. O debate, embora muito importante, ainda precisa ser melhor embasado.
Se você tem dúvidas sobre questões jurídicas, a Nobre advogados está pronta para ajudar. Conte conosco!
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.