O que é um Investidor Anjo e como se tornar um.

Postado por:

agreement-business-businessman-872957

Você já pensou em ser um Investidor Anjo? Trata-se de um investimento no qual a pessoa usa o próprio dinheiro para ajudar a alavancar empresas iniciantes e com alto potencial de crescimento.

Os investidores devem ser profissionais experientes, que possam agregar valor para o empreendedor. Seja ele empresário, profissional liberal ou executivo, deverá ter condições de ajudar com redes de relacionamento e experiência.

No geral, o Investidor Anjo não ocupa posição executiva na empresa e tem uma participação minoritária no negócio. A atuação será como conselheiro.

Quem costuma ser um investidor Anjo?

O termo nasceu nos Estados Unidos e se referia a pessoas que investiam em peças da Broadway usando o seu próprio dinheiro. Com isso, assumiam os riscos financeiros existentes, já que o espetáculo poderia não dar certo ou não chamar a atenção do público.

O investimento em startup atual funciona mais ou menos da mesma forma. A pessoa faz uso de parte do valor que tem guardado e injeta em empresas com ideias interessantes que estão começando. Com isso, assume o  risco de dar certo e ter retorno ou não.

No geral, é feita uma avaliação anterior para definir que o empreendimento tem grande potencial de crescimento e só depois que o investimento financeiro é feito.

O papel de investidor geralmente é realizado por empresários ou ex-empresários que tiveram grandes conquistas financeiras. No geral, eles gastam entre 5% e 10%  do valor que acumularam neste investimento, ou seja, uma grande parcela. Por isso, é preciso avaliar bem o negócio e ter a assessoria de advogados, para que tudo seja feito de forma correta e transparente.

Afinal, a intenção é investir em projetos que tenham tudo para dar certo e possam trazer benefícios para a sociedade, gerando renda e oportunidades de trabalho.

Como ser um investidor Anjo?

Para saber se você tem o perfil desejado é necessário verificar se você atender aos seguintes requisitos:

  • Ter experiência na área em que pretende investir;
  • Ter disponibilidade para aplicar dinheiro em um negócio que não tem a certeza de que dará certo, ou seja, risco alto;
  • Gostar e ter vontade de compartilhar conhecimento para poder ser mentor dos sócios;
  • Interesse em empreendedorismo, inovação e em investimento Anjo.

É importante lembrar que é necessário se informar sobre todas as regras do investimento e, de preferência, contar com um advogado de confiança que possa ajudar na leitura de contratos, sanar dúvidas, entre outros.

Se você se identificou e quer ser um Investidor Anjo, clique aqui para se cadastrar. Não se esqueça de procurar um advogado com conhecimento na área para obter orientação. Para isso, entre em contato conosco e agende um horário!

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *