Inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Leste

Postado por:

Inauguração do Centro Judiciário de Solução de Conflitos da Zona Leste

Com o objetivo de estabelecer um novo modelo de conciliação em todas as unidades do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, surgiu o Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc-Leste), no Fórum da Zona Leste, em São Paulo. Nessa quinta-feira (21), foi o TRT-2 inaugurou o Cejusc-Leste, que é só parte desse projeto-piloto.

A empreitada disponibiliza espaços destinados à conciliação, do lado de salas de audiência das varas trabalhistas. Esse novo padrão foi criado pelo Ato GP 18/2014, que segue as determinações da Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e determina que sessões serão regidas por conciliadores capacitados pela Escola Judicial do TRT-2 (Ejud-2), servidores ou não da vara em questão.

“Colocamos uma mesa redonda nestas salas, para reforçar a ideia de horizontalidade nas conciliações. Caberá aos conciliadores mudar o espírito litigatório nesse ambiente”, comenta a coordenadora da nova unidade, a desembargadora Regina Maria Vasconcelos Dubugras.

Ressaltou-se, no evento, que é imprescindível que haja diálogo e real vontade dos indivíduos para que a conciliação tenha bons resultados e seja feita de forma efetiva e satisfatória.“A sensação de que não há vencidos, nem vencedores, é fundamental para que se obtenha, de fato, a almejada paz social”, salientou a desembargadora Maria Doralice Novaes, presidente do TRT-2.

A indicação dos processos com potencial conciliatório, feita por magistrados e servidores, é outra inovação deste padrão. Advogados poderão peticionar o juízo, ocorrendo o interesse da realização de acordo, e o juiz avaliará a possibilidade, real ou não, de conciliação.

 

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *