A reforma da previdência é tema de todos os jornais impressos, online, de TV e rádio. Ganhou lugar também nas conversas no ambiente de trabalho e até nos encontros com amigos.
Mas afinal, o que realmente vai mudar, caso ela seja aprovada? Será só a data de aposentadoria ou há mais mudanças que podem impactar em sua vida? Veja os principais pontos e saiba as alterações que estão previstas.
Tempo de contribuição
Vai ser preciso ter a idade mínima e o tempo de contribuição mínimo para poder se aposentar. Esse tempo é chamado de carência e vai passar a ser de 20 anos. Agora são 15 anos.
Quanto vai receber
O aposentado receberá 60% da média do salário recebido, acrescido de 2% por ano de contribuição. Esse acréscimo começa a contar a partir de 20 anos de contribuição.
Assim, só será possível se aposentar com 100% da aposentadoria se a pessoa contribuir pelo menos 40 anos.
Alíquota como do Imposto de Renda
A alíquota de contribuição passará a ser de 7,5% para trabalhadores que recebem um salário mínimo e pode chegar a 22% para quem estiver acima do teto do Instituto Nacional do Seguro Social.
Regras de transição
A idade mínima para aposentadoria passará a ser 65 anos e isso será aumentado aos poucos. Em 2019 valerão as idades de 56 anos para as mulheres e 61 anos para os homens. Depois disso, aumentará meio ponto por ano e, em 2027 a idade para os homens se aposentarem será de 65 anos. O mesmo acontecerá para as mulheres no ano de 2031.
Poderão se aposentar antes da idade mínima as pessoas que completarem, ao somar o tempo de contribuição e a idade, 86 pontos, no caso das mulheres, e 96 pontos, no caso dos homens. Para isso, será obrigatório ter contribuído pelo menos 30 anos (mulheres) e pelo menos 35 anos (homens).
Servidores públicos
Quem ingressou no serviço público até 2003 e quiser continuar recebendo o valor integral do salário, com direito ao reajuste, deverá cumprir a regra de 86 pontos, no caso das mulheres, e 96 pontos, no caso dos homens. O tempo mínimo de serviço é de 20 anos, a idade mínima é de 62 para homens e 57 para mulheres.
Os demais, que entraram depois de 2003, se aposentarão com o limite do teto do INSS, que hoje é de hoje de 5.839,45.
Você ainda tem dúvidas quanto à reforma da previdência? Entre em contato conosco!
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.