Você sonha em ter o seu próprio negócio? Para tirar os planos do pensamento e colocá-lo em prática, é preciso saber que há várias etapas a serem vencidas. Afinal, abrir uma empresa maior ou em sociedade dá um pouco de trabalho.
Ao mesmo tempo, se você for faturar até R$ 80 mil por ano, é possível tentar enquadrar a sua empresa como Microempreendedor Individual, que fornece CNPJ, é mais simples, menos burocrática e interessante para quem está começando.
Seja qual for o seu caso, confira os passos para abrir uma empresa e siga em busca do seu sonho!
Procure por um contador
Ele poderá ajudar na parte burocrática e também no pagamento de impostos, de empregados, entre outros. Por isso, para ter uma empresa maior é preciso contar com o apoio de um contador.
Contrato social
Se for uma sociedade, é preciso contar com o auxílio de um advogado especialista, para que seja feita a redação do contrato social. Nele, será definido qual é a participação de cada sócio na empresa. Além disso, constará qual será o ramo da empresa, bem como o modelo tributário, participação dos sócios, entre outros.
Nessa etapa, também é importante verificar se o nome e o objeto social da empresa estão disponíveis para que o documento seja elaborado. Esse, por sua vez, deverá ser reconhecido em cartório e assinado por um advogado.
Registro na junta comercial
É preciso também fazer um registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado. Só depois dele a empresa será oficializada. Contudo, ele não garante o funcionamento dela. Há mais passos a serem seguidos antes disso. Só depois disso você poderá requerer o CNPJ.
Alvará
Para que o seu negócio possa funcionar, é preciso ter um alvará. Entre em contato com o setor de tributos da prefeitura, para saber a documentação exigida pelo município.
Lembre-se de que se for um comércio ou empresa envolvendo alimentos, você também terá que receber o aval da vigilância sanitária, para que possa funcionar. Em alguns casos será preciso também da vistoria dos bombeiros, principalmente se for restaurante ou outro ambiente com o uso de gás ou fogo. Será na prefeitura que você vai receber a autorização para funcionar ou não e uma inscrição municipal.
Inscrição estadual e outros
Atualmente, em alguns casos, é possível selecionar a inscrição estadual pela internet junto com o seu CNPJ. Para isso, deverá fazer um cadastro único. Além disso, deverá providenciar as licenças e inscrições nos órgãos de regulação estaduais e municipais.
Como são muitas etapas, o melhor a fazer é contar com a assessoria jurídica. Entre em contato conosco!
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.