Um dos meios mais práticos do povo se manter informado sobre o que se passa na Constituição, e conhecer os seus direitos e deveres, é através de bibliotecas ou bases de dados. Uma simples busca, ou uma ligação, e é possível encontrar, facilmente, aquilo que se procura. Algo tão corriqueiro que não nos passa pela cabeça, a dificuldade que algumas pessoas, como deficientes visuais, podem ter ao tentar se manter a par da legislação vigente.
Numa atitude que visa à inclusão social e, principalmente, facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência visual às informações que compõem seus direitos, o Tribunal Superior do Trabalho disponibilizou para a biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da segunda Região (SP) material especial e, totalmente, voltado para essa parcela específica da população. São livros e cartilhas em braile ou com caracteres aumentados, além de CDs, DVDs e pen drives que contém textos e artigos para utilização auxiliada de programas de leitura, estes constituídos, exclusivamente, para tais deficientes.
As pessoas que decidirem se utilizar deste material poderão encontrar, na biblioteca: pen drive tanto com a versão escrita quanto em áudio da Cartilha de Acessibilidade na Justiça do Trabalho, assim como a legislação concernente à pessoa com deficiência; Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) impressa em braile; Cartilha de Acessibilidade na Justiça do Trabalho impressa em braile; cartilha contendo o texto da Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e de seu protocolo facultativo, e, também, a legislação que aprovou e promulgou-a; livro com caracteres ampliados, CD com audiolivro, DVD com vídeo em Libras contendo esta mesma convenção, também disponível em braile, além de artigos, decretos e leis com versões em arquivo “PDF”.
A biblioteca Dr. Nebrídio Negreiros está localizada no 10º andar do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Av. Marquês de São Vicente, 235 – Barra Funda, São Paulo/SP, e seu horário de atendimento é das 11h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.