Você já fez a declaração do seu Imposto de Renda referente ao ano de 2018? Se for fazer ou se fez errado, saiba que tentar enganar o Leão para pagar menos impostos ou até aumentar um pouco o valor da restituição, pode dar problema. Afinal, pagar menos imposto do que deve é crime e pode resultar em até cinco anos de prisão.
Isso sem contar que há uma multa, que pode deixar o IR ainda maior. Ela pode chegar a 150% do valor sonegado.
Claro que erros podem acontecer e você pode cair na malha fina por digitar um número errado ou até esquecer alguma informação. Nesse caso, é preciso corrigir. Porém, colocar dependentes em sua declaração, que não existem, ou despesas com médicos que nunca foram feitas, é um crime contra a ordem tributária.
É difícil esconder informação no IR
Embora muitos nem imaginem, as transações mais importantes são cuidadosamente acompanhadas pela Receita Federal. Eles sabem sobre a sua moto nova, o financiamento do carro ou a conquista da casa própria. Não adianta omitir.
O que você coloca como real no seu Imposto de Renda deve bater com as informações passadas pelo banco, os registros de cartório, dos médicos, dos dentistas e demais empresas. Tudo é devidamente comparado e confirmado antes de dizer que os dados fornecidos por você estão certos.
E não é só isso! As redes sociais também são monitoradas, em alguns casos. Isso acontece principalmente se a pessoa é suspeita de estar omitindo bens em seu nome na declaração do IR.
Sabe aquele carrão que não entrou na declaração por um “esquecimento”. Se tiver uma foto sua nele nas redes sociais, provavelmente você terá problemas sérios!
Isso sem contar que a receita monitora as redes sociais. Se a sua fatura passa de R$ 5 mil por mês, o cartão de crédito envia um relatório ao fisco. Afinal, o que você declara no Imposto de Renda, obrigatoriamente, tem que estar de acordo com o que gasta no cartão.
O que acontece com quem é pego?
Se você realmente errou em digitar valores, não se preocupe. É possível fazer uma declaração retificadora online, no mesmo programa, e enviar para arrumar os dados. Não haverá penalização nesse caso.
Porém, se você demorar muito para fazer a correção, poderá ser lançado multa e juros no imposto devido, quando for o caso. Por isso, quanto antes você notar o problema e corrigi-lo, melhor.
Caso chegue ao ponto de a receita intimar o contribuinte, a multa pode chegar a 75% do imposto devido. Já se o fisco entender que você não errou, mas na verdade tentou sonegar imposto, a multa chega a 150%. Você também poderá ser denunciado por crime contra a ordem tributária, que tem como pena prisão de 2 a 5 anos.
Ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato conosco. Podemos ajudar!
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.