Entenda a função e como atua o advogado societário

Postado por:

O senso comum da população em geral está habituado com a profissão de advogado, muito importante em diversos setores da sociedade, as pessoas costumam conhecer advogados trabalhistas, criminalistas ou do direito civil, normalmente ilustrados em filmes com características um pouco exageradas, ou conhecem porque precisam destes serviços mais tradicionais do direito.

Mas muitos não conhecem ou mal imaginam que existem outras áreas dentro do direito que um advogado pode ter como função, há alguns sub-ramos de funções impopulares como o advogado societário.

Como atua o advogado societário

O advogado societário se especializou em direito societário prestando serviços de assessoria jurídica a empresários e investidores que querem elaborar e constituir sociedades simples e empresárias. Esse profissional atua no aconselhamento jurídico em um negócio entre sócios, trabalhando nas necessidades dos empresários que precisam elaborar contratos sociais, estatutos, atas de reunião, assembleias, assim como assessorar acordos entre os sócios de uma empresa.

E sua função não se limita às funções já apresentadas, podendo atuar em fusões de empresas, aquisições, auditorias legais, governança corporativa, blindagem patrimonial,planejamento tributário e assessorar empresários sobre suas responsabilidades.

Esse profissional precisa ter conhecimentos contábeis, financeiros, tributários, cíveis, família e técnicas de negociação aguçadas para atuar com segurança no assessoramento de clientes, atuando na prevenção, construção e reorganização de estruturas empresariais, através de contratos, regras e deveres dos sócios.

Importância em ter assessoria de um advogado societário

Se você pensa em abrir uma empresa ou investir altos valores é recomendável ser assessorado por um advogado societário para sanar dúvidas que pertinentes à estas ações, pois é ele que vai ajudar na redação do contrato social, estatuto da empresa, estabelecer valores de capital social e colaborar também no desligamento de uma sociedade.

Para quem se interessa pela área de advogado societário é recomendável fazer alguns cursos de especialização antes de se aventurar totalmente na função,pois o investimento financeiro é muito grande e a certeza do profissional em seguir por esse caminho é essencial para sua conclusão.

Contratos sociais são a grande causa de dores de cabeça de muitos empresários no momento em que precisam lidar com essa burocracia jurídica. Por exemplo, um sócio pode falecer e a substituição de seu nome por um herdeiro é feita através da assessoria de um advogado societário. Outro exemplo é a exclusão de sócios minoritários por justa causa, em que é preciso recorrer ao Poder Judiciário para efetivar a exclusão.

Normalmente os contratos sociais não dispõem de muitas informações, são curtos e simples, porém com a assessoria de um advogado especializado em sociedades algumas cláusulas podem ser adicionadas ao documento que não necessariamente são obrigatórias. Entre os exemplos estão a sucessão de herdeiros ou cônjuge por falecimento ou divórcio, a exclusão de sócios, cessão de cotas, retiradas ou recessos, entre outras.

Por isso é sempre recomendável estar acompanhado de advogado societário qualificado como assessor jurídico no momento em que você vai lidar com alteração ou formulação de contratos sociais.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *