ABRINDO UMA STARTUP: CONFIRA O PASSO A PASSO!

Postado por:

company-concept-creative-7369

Está pensando em fundar uma startup e tirar aquela sua ideia do papel? Pois saiba que existem alguns passos que você deve seguir e algumas coisas que precisa fazer. Confira o passo a passo que preparamos e não se enrole!

AVALIE O POTENCIAL DE SUA IDEIA

Pode até parecer clichê falar isso, porém um dos pontos mais importantes para que uma startup progrida é ter uma boa ideia.

Dessa forma, se você sonha em fundar a sua própria empresa a primeira coisa que você precisa fazer é analisar com calma a viabilidade daquilo que você quer fazer. Para tanto, procure responder às seguintes perguntas:

  • Existem empresas que fazem algo similar? Caso positivo, quantas? Alguma delas já está consolidada?
  • Quanto investimento será preciso para viabilizar meu negócio?
  • O mercado para o tipo de produto e/ou serviço que eu pretendo ofertar é suficientemente grande?

Existe uma série de outras perguntas que você precisa fazer antes de iniciar sua empresa, porém essas já serão um bom indicativo da probabilidade de sucesso que você terá em sua empreitada.

PESQUISE A RESPEITO DA LEGISLAÇÃO QUE REGE O SEU SETOR

Esse passo é importantíssimo. Há casos de pessoas que decidiram empreender, deram o pontapé inicial em seu negócio e acabaram constatando tarde demais que aquilo que eles pretendiam fazer estava fora dos limites legais, ou mesmo que a carga tributária para o setor era grandiosa demais, e acabaram, por conta disso, falindo.

Por esse motivo, é imprescindível que você procure compreender em qual setor a sua empresa se enquadraria de antemão, tanto para entender qual seria a sua carga tributária como para ver a legislação que rege o mesmo.

Para tanto, busque informações a respeito do direito do consumidor, legislação de entidade de classes, resoluções de agências regulatórias e afins.

MONTE UM TIME DIVERSIFICADO

Agora que você já analisou o potencial de sua ideia, assim como as bases legais do seu empreendimento, é hora de montar a sua equipe.

Nesse ponto, cada empresa é única; dependendo de seu ramo de atividade ou aspiração, você precisará de um certo tipo de profissional à seu dispor. A maior parte dos especialistas, contudo, concorda que toda startup deve ter pelo menos um especialista em gestão, tecnologia, operações e vendas. Na dúvida, portanto, procure ter profissionais para cada uma dessas áreas de atuação.

CRIE UM PLANO DE NEGÓCIOS

Quando começamos um negócio é difícil ter certeza de como ele irá evoluir. Isso, contudo, não quer dizer que não devamos estabelecer metas e fazer planos.

Ao fundar uma startup, portanto, é essencial que você crie um plano de negócios de curto, médio e longo prazo.

BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL

Abrir uma startup não é tão simples quanto parece, mas também não é impossível.

Sim, você precisará lidar com certas questões legais, como por exemplo elaboração de um Memorando de Entendimentos Pelos Empreendedores (EMOU), escolha do tipo de sociedade, dentre uma série de outras coisas.

Tais obstáculos, contudo, podem ser facilmente contornados se você tiver o apoio de um bom profissional, como por exemplo a Nobre Advogados, que está há anos no mercado; possuímos um time bem treinado e eclético de profissionais, que está pronto e à disposição para auxiliar empreendedores de todos os tipos a viabilizarem seu projeto e tirarem seu sonho do papel.

Comentários

Este artigo ainda não possui comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *