Muito se reclama dos exaustivos processos seletivos para preencher uma vaga no mercado de trabalho, no entanto, as etapas permitem ao empreendedor identificar o profissional que melhor atender aos requisitos e mostrar-se motivado com a oportunidade de emprego. A contratação de um funcionário ineficiente e que venha a prejudicar a empresa tende a ocasionar em sérios problemas ao empreendedor, desde ações trabalhistas e gastos financeiros.
Principais cuidados ao contratar um funcionário
Antes de firmar o contrato com o funcionário é recomendado adotar o acordo de experiência, dessa forma o empregado terá a oportunidade de ser avaliado e consequentemente o empreendedor poderá renovar a cada 45 dias o período de acordo. No entanto, caso o colaborar seja dispensado e tenha registro CLT, sem justa causa, ele terá direito ao 13º salário proporcional, férias proporcionais, conforme o valor do saldo do salário e 40% do FGTS.
Formalização de contrato
O empreendedor pode optar por contratar o funcionário pelo registro CLT, PJ, terceirização, freelancer, home Office e também por cooperativa. No entanto, o empreendedor deve estar ciente aos tributos referentes aos empregados como INSS, IRPF e FGTS. No caso de PJ é necessária a emissão de nota fiscal ao funcionário e pode apresentar o cadastro MEi (Microempresas).
Após a reforma trabalhista, aprovada em 2017, o mercado deu espaço para os modelos de contratações com empresas terceirizadas, assim o empreendedor contrata uma empresa que será responsável pelos serviços diários ou remotos.
Benefícios ao empregador
Os benefícios devem ser apresentados ao empregador assim que contratado, para não ocorrer divergência de informação. Existem empresas que oferecem benefícios conforme a jornada de trabalho, com horário de almoço, pausas, vale refeição, alimentação ou cesta básica, vale transporte, ajuda de custo para combustível, férias e 13º salário anual.
Modelos de contratação de trabalho
-
CLT
A CLT é o modelo padronizado para contratação de colaboradores, o documento faz referência ao acordo com a legislação e a relação empregatícia com a empresa. O acordo assegura ao funcionário receber impostos e contribuições diversas como o FGTS, valor relativo ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e benefícios concedidos ao trabalhador.
-
Estágio
O contrato de estágio pode ser concedido pela faculdade ou empresa de contratação e o estudante pode ter direito ao vale transporte e vale alimentação, conforme regras da contratante.
-
Modelo temporário
O modelo temporário é regido pela CLT, a contratação evidencia a modalidade e, normalmente, não ultrapassa o período de 3 meses, exceto seja concedido pelo Ministério do Trabalho.
Dúvidas para escolher acordo trabalhista
A equipe da Nobre Advogados está preparada para solucionar dúvidas e orientar ao empreendedor sobre as melhores opções de acordos com funcionários, conforme o seguimento e tamanho da empresa. Além disso, as opções se adéquam a Legislação Trabalhista. Consulte nossos serviços!
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.