Ao longo dos últimos anos foram criadas uma série de regras e leis trabalhistas com o objetivo de melhorar as condição de trabalho da população brasileira. Apesar de bem intencionadas, tais leis levaram a justiça trabalhista a laborar como nunca; um número cada vez maior de pessoas sentiram-se “lesadas” por sua condição de trabalho e passaram a querer brigar por seus diretos – ainda que nem sempre com razão.
Com isso, muitas empresas e empreendedores foram postos na berlinda, sendo pegos desprevenidos por algum funcionário que decidiu mover um processo contra eles. Pensando em auxiliá-los, reunimos a seguir algumas dicas do que fazer caso seu funcionário tenha resolvido lhe processar.
MANTENHA A CALMA
Esse é aquele tipo de conselho que é fácil de dar, mas difícil de seguir. Apesar disso, ele é essencial, haja vista que em um momento como esse, a calma precisa prevalecer e um plano precisa ser arquitetado para lidar com o problema. Ao descobrir que seu funcionário está processando você (ou pensando em fazê-lo), a primeira coisa que você precisa fazer é respirar fundo, procurar compreender a situação e não agir de forma afobada.
REÚNA EVIDÊNCIAS
Infelizmente, existem muitas pessoas “espertas” no mundo, que mentem e enganam sem pudor para obter algum tipo de vantagem. Por conta disso, é sempre importante reunir o máximo de objetos e informações que possam ser utilizados como evidência em uma eventual disputa judicial, como por exemplo filmagens, gravações de áudio, histórico de presença do funcionário, dentre outros.
CONTENHA OS DANOS
Se houver qualquer motivo para acreditar que aquilo que ocasionou a reclamação do funcionário pode levar à outras reclamações, tome medidas preventivas para que o problema não aumente de tamanho. Se o funcionário reclamou da carga horária ou da divisão de trabalho, por exemplo, procure conversar com sua equipe e ver se essa foi uma reclamação isolada ou se é algo generalizado. Isso pode lhe ajudar a evitar problemas bem maiores.
TENTE DIALOGAR
Procure, antes de cortar a comunicação com o funcionário que está ameaçando lhe processar, conversar e ver se existe alguma forma de resolver o problema sem que seja necessário ir à justiça. Muitas vezes o funcionário processa (ou ameaça processar) seu empregador apenas para chamar a atenção do mesmo e aumentar o seu poder de barganha – processos trabalhistas costumam ser custosos e trabalhosos e a maior parte das pessoas só recorre a esse artifício em último caso. Por esse motivo, deve-se tentar dialogar e chegar a um acordo até o último momento.
BUSQUE AUXÍLIO PROFISSIONAL
Por mais que você busque outras vias de ação, muitas vezes um embate judicial é inevitável. Caso esse seja o caso, o melhor que você pode fazer é buscar o auxílio de profissionais idôneos, que tenham experiência nesse assunto e estejam dispostos a lhe ajudar. Nessa hora, conte com a Nobre Advogados, um escritório de advocacia tradicional, que emprega alguns dos melhores profissionais, está há anos no mercado e possui ampla experiência em direito trabalhista.
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.