Após se formar em direito, os jovens advogados precisam seguir alguns passos para iniciar sua carreira. Alguns exemplos são: escolher o melhor escritório de advocacia, fazer um bom estágio e quais são as principais áreas de atuação. Além, é claro, de fazer o exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
O Direito é uma área muito vasta que engloba diversas subáreas. Por isso, a escolha da área de atuação dentro do Direito é uma tarefa muito importante e que deve ser feita com muita cautela.
Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher a área de atuação, como por exemplo: seus interesses pessoais, suas aptidões, o mercado de trabalho e a realidade da profissão.
Como se formar na faculdade de direito não é suficiente, você precisa saber o que fazer depois. Felizmente, temos algumas dicas para ajudar você a se destacar no mercado de trabalho. Aqui estão algumas delas para aplicar após se formar em direito:
5 dicas para seguir após se formar em direito
Formar-se em Direito é o primeiro grande passo para quem quer seguir carreira na Advocacia. Mas, apesar de ser um grande passo, não é o único que você precisará dar. A caminhada até se tornar um advogado de sucesso pode ser longa e, por isso, exigirá dedicação e esforço constantes. Se você está disposto a isso, então confira abaixo 5 dicas para jovens advogados fazerem após se formar:
1. Inscreva-se na Ordem dos Advogados (OAB)
Isso é o primeiro e mais importante passo para qualquer advogado que deseja exercer a profissão. A inscrição na OAB lhe dará a carteira profissional, que é o documento indispensável para atuar como advogado.Além de ser um documento que comprova a sua identidade profissional, a carteira também traz consigo diversas informações úteis, como o endereço e telefone da seccional da OAB a que o advogado está vinculado, bem como o número da inscrição.
O preparo é importante, até a prova você descobrirá que precisa de muitas semanas de estudo. Durante esse período, seu foco deve estar apenas na prova e é importante evitar ao máximo outras distrações. Também é uma boa ideia se inscrever em um curso para aumentar suas chances de passar na primeira vez. Embora possa ser um período estressante até a prova da OAB, lembre-se de que todos os seus esforços valerão a pena no final.
2. Especialize-se
É preciso escolher o tipo de advocacia que melhor se encaixa com você e seus objetivos profissionais. Além disso, é importante estar atento às oportunidades para fazer networking e se manter atualizado com as principais notícias do mercado jurídico.
3. Comece a Networking
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer depois de se formar é começar a construir sua rede de contatos. Isso inclui advogados, juízes, promotores e outros profissionais do Direito. Quanto mais você conhecer, melhor será sua chance de ter sucesso na carreira.
4. Estágio
Um estágio pode não parecer atraente no início, mas é uma ótima maneira de obter experiência prática e conhecer as pessoas. Isso vai te dar a chance de trabalhar em sua área específica, além de te permitir conhecer outros advogados e aprender com eles. Após alguns anos trabalhando como estagiário ou trainee.
Além disso, você pode ficar preso às ideias. Há um grande número de estudantes de direito que não têm certeza da direção que querem seguir, isso se deve em grande parte ao fato de você ainda ter experiência limitada na força de trabalho jurídica.
Um estágio em um escritório de advocacia lhe dá uma visão mais próxima do seu mundo futuro, ao mesmo tempo em que garante que você ainda pode manter suas opções em aberto. Um dos principais benefícios dos estágios é que eles oferecem uma visão real do mundo do que cada trabalho envolve.
5. Siga a Rota Acadêmica
Para alguns alunos, praticar a advocacia é o que mais os excita. Para outros, porém, compartilhar seus conhecimentos e ensinar direito é sua verdadeira paixão. Se a última descrição soa como você, então a academia pode ser sua vocação.
É claro que ser professor de Direito não é tarefa fácil. Como tal, você precisa começar a se preparar imediatamente se achar que essa é a carreira para você. Muitas vezes, é uma boa ideia encontrar um campo em que você esteja interessado e escrever excelentes artigos. Isso pode melhorar muito suas chances de encontrar um emprego mais tarde.
Agora, se você deseja se tornar um professor de direito, a pesquisa e a redação não terminam na escola. Ah, não, você tem que continuar investigando, postulando e escrevendo artigos ao longo de sua carreira. O principal objetivo de muitos professores é ter seus artigos publicados em um periódico.
Também pode ajudar a obter uma bolsa. Na academia moderna, isso geralmente o colocará no caminho certo para ser um professor. Depois de ter conquistado seu papel final, seus esforços estarão na tentativa de obter estabilidade na universidade de sua escolha.
Importância da Carteira da OAB
A carteira da Ordem dos Advogados do Brasil é importante para o advogado por vários motivos. Além de ser um documento que comprova a sua identidade profissional, a carteira também traz consigo diversas informações úteis e importantes para o exercício da profissão e sua colocação como advogado em diversas situações.
Além disso, a carteira da OAB também é importante porque é através dela que o advogado pode se credenciar para participar de certos processos, como as eleições para conselheiro seccional e delegado de polícia. Para isso, basta apresentar a carteira na secretaria da seccional da OAB em que o advogado está inscrito.
Depois que conquistar sua inscrição na OAB, o primeiro passo sempre vai ser escolher qual área do direito você quer atuar. Se você já sabe, ótimo, mas se não sabe, não se preocupe!
Você pode pesquisar sobre as diferentes áreas do direito e ver qual se encaixa melhor com seus interesses e habilidades. Uma vez que você tenha escolhido sua área, siga as dicas que deixamos aqui e sempre se atualize para estar à frente no mercado.
Comentários
Este artigo ainda não possui comentários.